AS 5 MAIORES DÚVIDAS NA HORA DE FINANCIAR UM IMÓVEL



Existem muitas dúvidas na hora de financiar um imóvel. Dessa forma, visando esclarecer alguns questionamentos sobre o financiamento imobiliário, separamos as 5 principais dúvidas, quais sejam:


1 - Posso financiar 100% do valor do imóvel?

Em regra, não. Normalmente as instituições financeiras financiam, no máximo, 80% do valor total do imóvel, o que significa que, em regra, é necessário dar uma entrada de, no mínimo, 20%. Já no caso do Programa Minha Casa Minha Dívida, é possível financiar até 90% do valor e buscar um subsídio do governo dos 10% restantes. Além disso, se o imóvel for novo e na planta, é possível aguardar a entrega do bem e parcelar a entrada e, dessa forma, financiar os 80% ou 90% restantes

2 - Como é feita a análise do crédito?

Análise de crédito é uma pesquisa feita pelas instituições financeiras e construtoras para verificar se você terá condições de financiar um imóvel e arcar com o valor das prestações. Existem várias formas de realizar esta análise: Por meio de banco de dados, análise de documentos, como certidões de débitos municipais, estaduais e federais, consulta nos cartórios de protestos. Além disso, é feita uma análise da sua renda mensal e do Score do SPC/SERASA. O financiamento só será liberado se a instituição financeira ou construtora se convencer que você conseguirá arcar com o financiamento.

3 - Posso financiar um imóvel mesmo sendo autônomo?

Sim, desde que seja possível comprovar sua renda. Como os autônomos não possuem contracheque, a comprovação da renda pode ser feita por meio de contrato de prestação de serviços, recibos de trabalhos prestados, declaração do sindicato da categoria, declaração de imposto de renda, e até de uma declaração elaborada por seu contador.

4 - É possível financiar um imóvel com o nome sujo?

Em regra, os bancos não concedem crédito para quem está com o nome negativado. Porém, existe uma modalidade de financiamento me que a análise de crédito não é feita: O programa Minha Casa Minha vida. Porém, existem algumas restrições para se enquadrar nessa modalidade.

5 - Posso utilizar o FGTS para abater o financiamento?

Sim, é possível utilizar o FGTS para dar uma entrada ou abater as parcelas do financiamento. Porém, esta possibilidade só está presente no SFH, e desde que não haja nenhum parcela atrasada.


Para maiores esclarecimentos, não hesite em consultar um advogado especializado.


Por Felipe Dias do Santos.

4 visualizações

ENTRE EM CONTATO

Ruaspaodkaspdoksapdosadasd

  • Facebook - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo
  • YouTube - círculo cinza
  • Spotify - círculo cinza