
Adquirir a casa própria e finalmente sair do aluguel é o sonho de consumo da maioria dos brasileiros. Infelizmente, nem todos possuem o dinheiro necessário para comprar um imóvel à vista, que é o melhor dos cenários.
Dessa forma, diversas instituições financeiras dispõem de linhas de crédito para facilitar a aquisição de imóveis, dentre elas, o financiamento imobiliário.
Entretanto, como o valor do empréstimo e o número de parcelas é alto, podendo chegar a até 30 anos, a burocracia para a concessão do financiamento pode se tornar uma verdadeira dor de cabeça.
Porém, se você entender como funciona, poderá financiar a sua casa própria sem maiores problemas.
Para isso, preparamos uma série mensal com 5 passos para facilitar o seu entendimento na hora de contratar um financiamento:
Sem mais delongas vamos ao Passo #1: Atender aos Pré-requisitos.
Em regra, os bancos exigem uma séria de requisitos para conceder o financiamento imobiliário, pois, esta modalidade de crédito é extremamente arriscada para as instituições financeiras, pois o prazo para pagamento pode chegar a mais de 30 (trinta) anos, cujo índice de inadimplemento é bastante alto.
Dessa forma, para que o candidato ao financiamento imobiliário possua condições mínimas de requerer o empréstimo, é preciso que contratante seja maior de 18 anos, possua renda suficiente para provar que conseguirá pagas as parcelas, além de ter o seu nome “limpo”, ou seja, sem qualquer inscrição dos cadastros de restrição ao crédito, como SPC, Serasa, dentre outros.
Uma vez atendidos os pré-requisitos, passa-se ao Passo #2: A Simulação do Financiamento, mas esse é um assunto para o próximo artigo.
Em caso de dúvidas, procure um advogado especializado em direito imobiliário.
Por Felipe Dias.