Passo a Passo Para Requerer/Agendar Procedimentos Junto ao INSS


O INSS, a fim de desburocratizar os procedimentos, dispensando a presença física em suas agências, criou uma plataforma digital de fácil acesso, chamada MEU INSS, onde o cidadão, por meio de um cadastro e senha, obtém seus dados previdenciários e trabalhistas, além de outros procedimentos que poderão ser requeridos.


Todavia, para que tudo isto ocorra com muita tranquilidade, obtendo acesso rápido, o segurado, diante de seu computador ou celular, deve ter em mãos os documentos pessoais (identidade, CPF e carteira de trabalho), pois algumas perguntas serão formuladas no decorrer do cadastro, a fim de identificar o usuário, possibilitando assim o acesso ao segurado.


Dessa feita, diante da documentação necessária, o passo seguinte é ingressar no site www.inss.gov.br, em serviços, Meu INSS, fazer um login, a fim de realizar um cadastro, onde será criada uma conta que gerará um código de acesso provisório, permitindo que o segurado faça seu login, com a senha provisória, que posteriormente será substituída pela senha definitiva escolhida pelo interessado.


Ademais, o cadastro no Meu INSS pode ser feito no próprio aplicativo ou pelo site das seguintes instituições financeiras: Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Caixa, Itaú, Mercantil do Brasil, Santander, Sicob e Sicredi.


Contudo, se o segurado tiver feito seu cadastro, porém esqueceu sua senha, deverá acessar o mesmo link, inserindo seu CPF e clicando em “Esqueci Minha Senha”, que será redirecionado para redefinir senha.


Concluída a fase cadastral, fazendo o login, informando o CPF e senha, todos os serviços abaixo listrados poderão ser acessados pela internet.


Serviços disponíveis:

-Aposentadorias Urbana;

-Salário Maternidade Urbano;

-Extrato Previdenciário (CNIS);

-Cálculo Simulação Aposentadoria;

-Agendamentos/ Requerimentos;

-Extrato de Pagamento de Benefícios;

-Carta de Concessão de Benefícios;

-Agendar Perícias/ Resultados de Requerimentos;

-Extrato de Imposto de Renda

-Empréstimos Consignados;

-Declarações de Benefícios

-Consultas/Revisões;

-Encontre sua Agência;

-Declaração de contribuinte individual;

-Alterar dados de contato;

Calcular guia de recolhimento;

-CAT.


Todavia, em caso de dúvidas ou dificuldade no acesso ao site, o cidadão deverá ligar para a Central 135 ou se dirigir a uma agência, sem necessidade de agendamento, a fim de obter os esclarecimentos desejados.


Por Carlos Alberto Umbelino