top of page

DANOS MORAIS INDENIZÁVEIS POR DESATIVAÇÃO/BLOQUEIO INDEVIDO DE CONTA NO INSTRAGRAM



Cada vez mais o Instagram – pertencente ao Facebook inc. – revela-se como importante rede social online em nossa sociedade, além do que, serve como poderosa ferramenta de trabalho e markerting digital, motivos pelos quais são inúmeras as pessoas que se utilizam de suas funcionalidades no meio virtual.


O Instagram está sujeito às normas e princípios delineados pelo Marco Civil da Internet (Lei nº 12.965/2014), o que por consequência, garante aos respectivos usuários à liberdade de expressão, comunicação e manifestação de pensamento, consoante disposto no art. 3º do referido diploma legal.


Igualmente, o Marco Civil da Internet garante aos usuários do Instagram, o direito à transparência nas políticas e termos de uso, bem como, de acessibilidade, consideradas características “físico-motoras, perceptivas, sensoriais, intelectuais e mentais do usuário”, nos termos do art. 7º, incisos XI e XII da Lei nº 12.965/2014.


Ora, não raras vezes, os bloqueios e desativações das contas de usuários realizadas pelo Instagram – costumeiramente sob a alegação de “violação dos termos e condições de uso” – possuem caráter ilícito, e isto porque, além de não respeitarem os direitos dos usuários previstos pelo Marco Civil da Internet, tampouco observam o consagrado direito fundamental da ampla defesa e do contraditório (art. 5.º, inc. LV, da Constituição Federal de 1988).


Para que o bloqueio/desativação de uma conta no Instagram seja considerado exercício regular de direito, ou seja, um ato legal, é imprescindível oportunizar a possibilidade de defesa prévia ao usuário detentor do r. perfil, assim como, comprovar a suposta violação prática.


Dessa forma, constatado que a desativação/bloqueio da conta ocorreu de forma indevida, inviabilizando o direito de acesso do usuário ao perfil, exsurge como reflexo, a probabilidade de direito indenizatório por danos morais, pois tal conduta ilícita, tende a acarretar significantes prejuízos e transtornos à parte lesada, sobretudo considerando o caráter essencial do Instagram, ferramenta digital de grande importância e utilidade nos dias de hoje.


Nesse sentido, cita-se excerto de recente decisão judicial prolatada pelo 9º JEC de Goiânia/GO, no processo de nº 5056628-41.2020.8.09.0051, in verbis:

“E, no caso presente, a meu sentir, o dano extrapatrimonial restou plenamente configurado. Ora, a exclusão da conta, de forma indevida, certamente compromete a divulgação de seu trabalho, sendo perfeitamente admissível que este fato tenha lhe causado instabilidade emocional que ultrapassou de sobremaneira as raias do mero aborrecimento cotidiano.”

Por assim ser, conclui-se que a desativação/bloqueio de contas no Instagram, realizado sem respeito às garantias previstas pelo Marco Civil da Internet, mas principalmente ao direito fundamental da ampla defesa e do contraditório (art. 5º, LV, CF/88), constitui-se como ato ilícito capaz de provocar danos morais indenizáveis.


Remanescendo dúvidas acerca do tema, procure um advogado de sua confiança para esclarecimentos.


Por Rodrigo Bueno C. Müller.

259 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page