top of page

PASSO A PASSO PARA FINANCIAR UM IMÓVEL #4: Avaliação do Imóvel

Atualizado: 26 de mar. de 2021



Adquirir a casa própria e finalmente sair do aluguel é o sonho de consumo da maioria dos brasileiros. Infelizmente, nem todos possuem o dinheiro necessário para comprar um imóvel à vista, que é o melhor dos cenários.


Dessa forma, diversas instituições financeiras dispõem de linhas de crédito para facilitar a aquisição de imóveis, dentre elas, o financiamento imobiliário.


Entretanto, como o valor do empréstimo e o número de parcelas é alto, podendo chegar a até 30 anos, a burocracia para a concessão do financiamento pode se tornar uma verdadeira dor de cabeça.


Porém, se você entender como funciona, poderá financiar a sua casa própria sem maiores problemas.


Para isso, preparamos uma série mensal com 5 passos para facilitar o seu entendimento na hora de contratar um financiamento.


Nessa publicação, falaremos sobre a necessidade de realizar uma simulação do financiamento, então, fique atento ao Passo #4: Avaliação do Imóvel.

Caso você tenha perdido o Passo #3: Análise de Crédito, clique aqui e confira.


Após ter atendido aos pré-requisitos, realizar a simulação do financiamento e se submeter à análise de crédito, o próprio passo é avaliar-se o imóvel.


Nesse sentido, o banco irá analisar o imóvel que você escolheu, verificando o seu valor de venda e se este possui alguma pendência, o que pode levar até 15 dias.


No ponto, é bom lembrar que o imóvel para ser financiado, precisa estar devidamente regularizado, com matrícula aberta, registro no Cartório de Registro de Imóveis, possuir inscrição imobiliário junto à Prefeitura Municipal, bem como ter o "Habite-se", nome popular para o Auto de Conclusão de Obra.


Em alguns casos, exige-se que o imóvel em questão não possua débitos referentes ao IPTU.

Uma vez concluída a avaliação do imóvel, o próximo passo é assinatura do contrato de financiamento imobiliário, mas esse é um assunto para o próximo artigo

Em caso de dúvidas, procure um advogado especializado em direito imobiliário.


Por Felipe Dias.

24 visualizações0 comentário
bottom of page